Disponibilizar aos acadêmicos do curso de Biblioteconomia um ensino de qualidade, tornando-os indivíduos reflexivos, com ênfase à formação e desenvolvimento profissional, com ética e criatividade visando desenvolver as competências humanas, tecnológicas, políticas e sociais, que lhes permitam atuar no mercado de trabalho e na sociedade, considerando as características locais e regionais e novas práticas emergentes no campo do conhecimento.
Preparar culturalmente os profissionais para um melhor entendimento dos problemas da sociedade em que vivem, objetivando uma melhor atuação político, social e profissional;
Desenvolver a formação profissional do indivíduo habilitando-o ao exercício da profissão com competência humana e tecnológica, tendo em vista uma atuação transformadora do conhecimento pragmático;
Propiciar o desenvolvimento integral do indivíduo, com vista a uma atuação humanística, preparado para acompanhar os avanços no campo da Ciência da Informação e usos das tecnologias.
O curso de Biblioteconomia é concebido baseando-se na formação de bacharéis com uma visão sistêmica que abrange o conhecimento tecnológico, raciocínio crítico, filosófico e com visão empreendedora de transformação social e política, dentro dos padrões éticos pertinentes às necessidades morais, sociais e econômicas.
O futuro do curso remete à busca de referência na produção e disseminação de informações e conhecimento científico para o desenvolvimento socioeconômico da Região Amazônica.
Para o alcance de seus objetivos, o curso de Biblioteconomia da UNIR, tem como princípio político-pedagógico a premissa de que a formação da consciência sobre a realidade humana se fundamenta na especificidade da ação educativa, sobre o mundo que o cerca e ainda na criação das condições sistemáticas, que permitam ao profissional a identificação de problemas e a busca de soluções mais adequadas ao seu entorno.
A matriz curricular do curso será constituída por sete áreas, sendo a Área 1 voltada a conteúdos introdutórios que, embora não circunscritos às especialidades da Biblioteconomia, têm um caráter introdutório que permitirá ao estudante a aquisição de conhecimentos e competências que subsidiarão a aprendizagem dos conteúdos específicos que serão abordados a partir dos demais eixos temáticos para contemplar a formação básica necessária para atender ao perfil almejado, como se pode verificar em suas ementas e objetivos.
Aprimoramento da expressão oral. Leitura, análise, interpretação e produção de textos. Os primeiros grupos sociais, a formação da sociedade, as ciências sociais. Origem histórica e conceitual da sociologia, as principais vertentes sociológicas. As instituições e os processos de socialização. Controle social e movimentos sociais. Relações de gênero e étnico-raciais. Direitos Humanos. Natureza da filosofia. Ética: conceito. Lógica e princípios lógicos. Conjunto e álgebra booleana.
Objetivo:
Compreender as noções basilares em Ciências com foco, principalmente, nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, percorrendo áreas como Letras, Filosofia e Sociologia, além de áreas transversais.
História social do conhecimento, das bibliotecas e da Biblioteconomia. Produção e circulação social dos registros do conhecimento. Biblioteconomia, cultura e sociedade. Memória e patrimônio. Biblioteconomia e interdisciplinaridade. Conceitos e relações históricas da Biblioteconomia, Documentação, Arquivologia, Museologia e o campo científico da Ciência da Informação. Informação e comunicação. O ciclo informacional. O estatuto do documento. Mediação da informação. Ambientes, serviços e sistemas informacionais. Formação, bases legais e éticas da profissão de bibliotecário.
Objetivo:
Identificar as bases históricas e epistemológicas da Biblioteconomia no campo científico da Ciência da Informação.
Teorias, metodologias e práticas relacionadas à organização e representação descritiva e temática da informação em distintos contextos informacionais. Compreende os estudos relacionados aos processos, produtos e instrumentos de representação da informação. Políticas de organização da informação. Geração e organização de instrumentos de recuperação da informação. Análise e representação da informação (classificação, catalogação, indexação e resumos). Linguagens naturais e documentárias (sistemas de classificação, esquemas de metadados, linguagens de marcação, tesauros, ontologias). Códigos, normas e formatos tradicionais e eletrônicos nacionais e internacionais. Normalização documental.
Objetivo:
Articular conceitos, métodos, técnicas e instrumentos para análise, síntese, condensação e representação da informação, em suas vertentes temática e descritiva.
Fundamentos, princípios, processos e instrumentos de serviços de referência e informação. Fontes de informação impressas, eletrônicas e digitais: conceitos, tipologia, acesso, utilização e avaliação. Estudo de usos, usuários e comunidades. Formação de leitores. Competência em informação (educação do usuário, treinamento). A indústria da informação: geração, produção e comercialização de documentos, fontes e serviços de informação. Serviços de recuperação e disseminação da informação. Serviços de provisão e acesso. Serviços de extensão e ação cultural.
Objetivo:
Empregar fundamentos, métodos, técnicas, instrumentos e recursos no desenvolvimento de serviços de informação e ação cultural.
Princípios e evolução da administração e da teoria organizacional. Funções da administração: planejamento, organização, controle e avaliação. Dinâmica da informação em distintos contextos organizacionais. Áreas funcionais dos ambientes de informação: atividades meio e atividades fim. Gestão de recursos humanos, financeiros, físicos, materiais e informacionais. Formação, desenvolvimento, avaliação e preservação de coleções. Marketing de recursos e serviços. Gestão da qualidade. Estudos métricos aplicados à gestão. Estudos informacionais relacionados à cultura, comunicação e aprendizagem, prospecção, monitoramento, gestão da informação e inteligência competitiva. Estudos dos comportamentos informacionais (fatores cognitivos, afetivos e situacionais). Redes de relacionamento.
Objetivo:
Aplicar conceitos, métodos, técnicas, instrumentos e recursos para a coordenação, direção, gerenciamento, planejamento, controle e avaliação de ambientes informacionais.
Tecnologias de informação e comunicação aplicadas em contextos informacionais distintos. Arquitetura de bibliotecas, bases de dados, repositórios, portais e outros recursos digitais. Análise e avaliação de redes, sistemas e software. Plataformas, sistemas e recursos tecnológicos aplicados a distintos contextos informacionais. Automação de ambientes de informação.
Objetivo:
Empregar conceitos, métodos, instrumentos e recursos de tecnologia da informação e comunicação para o desenvolvimento, a implementação e a avaliação de recursos tecnológicos como repositórios, bases de dados, bibliotecas digitais, publicações eletrônicas, OPAC.
Pesquisa da área no contexto nacional e internacional, demonstrando tendências, correntes teóricas e produção científica. Métodos e técnicas de pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Instrumentos de coleta de dados. Etapas e fases para a elaboração de projeto de pesquisa.
Objetivo:
Articular fundamentos teóricos e metodológicos para construção de conhecimento no âmbito da Biblioteconomia.
Para mais informações, consulte o Projeto Pedagógico do Curso.